Dicas de Segurança
Antispam.br
O Site Antispam.br constitui uma fonte de referência sobre o combate ao Spam, suas implicações e formas de prevenção. Está dividido em duas áreas distintas, uma para Usuários e outra específica para Administradores de Redes.
Este Site é uma iniciativa da Comissão de Trabalho Anti-Spam (CT-Spam), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que tem como missão propor e coordenar uma iniciativa nacional contra o abuso no envio de e-mails não solicitados, articulando um conjunto de ações que possa mobilizar os diversos fatores relevantes envolvidos no tratamento desse problema.
Idioma: Português (PT-BR)
Site: http://www.antispam.br/
Antivírus Gratuitos
Alwil Software
Idioma: Português
Site: http://www.avast.com/index_por.html
Software: Avast Home Edition
Grisoft
Idioma: Português
Site: http://www.grisoft.com/doc/1/br-pt/crp/0
Software: AVG Anti-Virus Free Edition
Avira
Idioma: Inglês
Site: ttp://www.avira.com/
Software: Avira AntiVir PersonalEdition Classic
Checagem Online
Você suspeita que um vírus infectou sua máquina?
Tem anti-vírus mas quer uma segunda opinião sobre o nível de proteção do seu computador?
Serviços gratuitos online de empresas de segurança permitem checar a existência de pragas virtuais ou mesmo verificar vulnerabilidades do sistema.
Confira os endereços abaixo:
BitDefender
Idioma: Inglês
Site: http://www.bitdefender.com/
Online Scanner: http://www.bitdefender.com/scan8/index.html
Kaspersky Lab
Idioma: Inglês
Site: http://www.kaspersky.com/
Online Scanner: http://www.kaspersky.com/virusscanner
McAfee
Idioma: Inglês
Site: http://www.mcafee.com/
Online Scanner: http://us.mcafee.com/root/mfs/default.asp?cid=13121
Panda Security
Idioma: Português
Site: http://www.pandasecurity.com/brazil/
Online Scanner: http://www.pandasecurity.com/brazil/homeusers/solutions/activescan/default.htm?track=80381
Symantec
Idioma: Inglês
Site: http://www.symantec.com/
Online Scanner: http://security.symantec.com/
Trend Micro
Idioma: Inglês
Site: http://www.trendmicro.com/
Online Scanner: http://housecall.trendmicro.com/
Obs.: Sendo propriedade exclusiva de seus fornecedores, a Sercomtel não se responsabiliza pelas ferramentas.
Dicas de Manutenção
É verdade que a maioria dos erros de conexão é resolvida desligando e religando o modem e o computador?
Sim, é verdade.
O nome desse procedimento é "Boot".
Ele resolve a maioria dos erros porque cria uma nova comunicação do modem com a placa de rede.
Como executar o Boot:
Desligue o computador e o modem, espere alguns segundos.
Ligue primeiro o modem e, depois que as luzes acenderem, ligue o computador.
Assim o modem identifica a placa de rede efetuando a comunicação correta.
Ruídos na Linha Telefônica
Hipótese:
Não há microfiltros instalados nos aparelhos.
Solução:
Desligue seu modem e tente usar o telefone.
Se o ruído parar, o problema é a falta de filtro ADSL em algumas das extensões ou o filtro está com defeito.
Se o ruído persistir, o problema é na linha ou no aparelho telefônico.
Conexão Lenta
Hipótese:
Dúvidas sobre a velocidade informada.
Solução:
Feche os programas que interagem com a Internet. Deixe apenas uma máquina em rede.
Hipótese 2:
Problemas de desempenho do seu computador, exigindo um processador mais veloz (mais memória); ou infectado por vírus ou programa espião (trojan).
Solução:
Contate um técnico em informática para uma avaliação
Não Navega
Hipótese:
Modem Travado.
Solução:
Reinicie todos os equipamentos da rede (modem, micro, hub,switch, wireless) e aguarde 5 minutos para religar.
Quedas de Conexão
Hipótese:
Problemas na instalação do seu modem ADSL.
Solução:
Reinstale seu modem, conforme procedimento do fabricante. Se o modem for da Sercomtel entrar em contato com 103 43.
Não Consegue Acessar Algumas Páginas
Hipótese:
Problemas no navegador.
Solução:
Mantenha seu navegador sempre atualizado.
Verifique com seu técnico de informática a instalação de outro navegador, pois não garantimos disponibilidade de aplicativos de terceiros.
Hipótese 2:
Sistema de proteção.
Solução:
Alguns programas que protegem seu computador como antivírus ou Firewall pessoal, podem impedir o acesso a algumas páginas. Contate seu técnico.
Hipótese 3:
Problemas e congestionamento no servidor onde a página está hospedada.
Solução:
Informe o administrador do site e tente acessar em outro horário.
Problemas de Autenticação
Hipótese:
Senha incorreta.
Solução:
Verifique a tecla Caps Lock, que deixa as letras maiúsculas e a tecla Num Lock, que impede a digitação do teclado numérico.
Confira se você está utilizando seu login e senha corretos.
Dúvidas na Reinstalação do Serviço ou do Modem ADSL
Solução:
Contate seu técnico particular ou ligue operadora - 103 43.
Importante:
Em todos os casos, é fundamental verificar se os cabos de conexão de energia do modem e do computador estão conectados corretamente.
Antes de entrar em contato com a operadora, reinicie seus equipamentos.